Professor

Participe do grupo PISO JÁ.
Cadastre-se AQUI e receba noticias sobre a maior GREVE já realizada em SC.
Envie noticias da greve para piso-ja@googlegroups.com.

sábado, 18 de junho de 2011

A greve dos professores: esclarecimento à comunidade


Agradecemos à comunidade pelo apoio quase unânime que nos tem dado neste momento tão difícil de nossas vidas profissionais. Queremos dizer também que, nós educadores, chegamos ao limite máximo de nossas forças e constatamos que não é mais possível prosseguirmos na situação que estamos. Chegou o momento de darmos um basta a todos esses anos de desmandos, desvios e desrespeito ao qual fomos submetidos. Temos plena consciência de nossas responsabilidades e sabíamos de antemão que esta nossa atitude iria mexer com o cotidiano de milhares de famílias, porém, vejam neste nosso gesto, um pedido de socorro. Portanto, nos ajudem! Fiquem do nosso lado!
Para aqueles que nos pedem o silêncio, a obediência cega e a aceitação pura e simples, ou seja, a negação da própria essência da natureza humana, que é o direito à contestação e à indignação, nós dizemos a plenos pulmões: A luta continua!
Infelizmente o nosso governo tem se mostrado extremamente intransigente e autoritário, e mais uma vez faz uso de antigas práticas ditatoriais na tentativa de convencer a opinião pública de que nós educadores estamos fazendo esta greve por irresponsabilidade.
Lembramos também que nós não somos grevistas de ofício, nós somos educadores, formadores de opinião e, nesse momento, essa paralisação histórica é o melhor ensinamento que podemos dar aos vossos e aos nossos filhos, pois muitos de nós temos filhos estudando em escola pública, e essa luta fazemos também por eles. Segundo as palavras de Rui Barbosa : “ Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”.
Graças à Deus, depois de décadas de injustiças e de tantos absurdos cometidos contra os educadores e a educação catarinense, chegamos a uma situação onde já não é mais possível negar os fatos, porque a grande maioria da sociedade tem plena ciência da maneira irresponsável e até mesmo criminosa que as nossas autoridades vem tratando a educação pública deste estado. Diante de todas essas evidências, não poderíamos esperar outra atitude dos educadores catarinenses que não fosse a de dar um basta a tudo isso. Foi com esse propósito que formamos essa corrente humana que se fundiu quase que naturalmente por toda Santa Catarina, diante da força e da magnitude de nosso desespero, angústia e dor, ao vermos que a única possibilidade de salvarmos a educação pública catarinense é fazer este levante da nossa categoria.
É fundamental ressaltarmos ainda que nós somos legalistas e educadores, somos também pacifistas e sonhadores, porém, acima de tudo somos cidadãos, zelamos pela ordem, pelo respeito e estamos cientes de que este é um momento singular, que irá sem dúvida alguma, reescrever a história da educação catarinense.
Obrigado a toda sociedade.
“… Verás que um filho teu não foge à luta… “
Nossa união é nossa força!
Educadores de Nova Trento.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário